MBA Gestão de Projetos Socioambientais na Amazônia

6 Módulos
em 8 Meses

Objetivo Geral:
➜ Desenvolver habilidade de gestão para iniciativas socioeconômicas e socioambinetais inovadoras, na Amazônia .

Objetivos Específicos:
➜ Compreender de forma ampliada os cenários econômicos, sociais, culturais e ambientais da Amazônia na atualidade.
➜ Estudar estratégias e metodologias de iniciativas sustentáveis, enfatizando elementos referentes a gestão, comunicação e liderança.
➜ Correlacionar as iniciativas sustentáveis na Amazônia com o apostolado socioambiental da Igreja Católica, especificamente e Encíclica Laudato Si’ , o Pacto Educativo Global, Exortação Apostólica Querida Amazônia e a Economia de Francisco e Clara.

Conheça os 6 Módulos do curso

MBA Gestão de Projetos Socioambientais na Amazônia

Início da Próxima Turma: 10/08/2022
Dias das aulas: 4ª (das 19h às 22h) e sábados (das 08h às 17h)

Módulo 1 - 60h

O MUNDO AMAZÔNICO: ASPECTOS ECONÔMICOS, GEOGRÁFICOS, AMBIENTAIS, POLÍTICOS, SOCIAIS E CULTURAIS.

  • Conformações Históricas e Atuais da Amazônia Legal: Economia, Geopolítica e Macro Indicadores Atuais da Amazônia legal (conjunturas e dados demográficos) - 15h
  • Conformações históricas e atuais cenários ecológicos da Amazônia. - 15h
  • Povos Originários e Tradicionais na Amazônica Legal: Caracterização Geral e Principais Desafios - 15h
  • Populações Urbanas e Processos Migratórios na Panamazônia - 15h
Módulo 2 - 75h

VISÃO ESTRATÉGICA E METODOLÓGICA DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS

  • Metodologia e Ferramentas para Construção de Projetos Sustentáveis - 15h
  • Agenda ESG- Governança Ambiental, Social e Corporativa - 15h
  • O que é Sustentabilidade na Amazônia? - 15h
  • Metodologias Amazônicas - 15h
  • Indicadores de Sustentabilidade e Acordos Internacionais para Amazônia - 15h
Módulo 3 - 60h

EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NA REGIÃO AMAZÔNICA

  • Empreendedorismo: Panorama Geral e Contribuições da Economia Criativa e da Teoria da Inovação - 15h
  • Leis, Incentivos e Redes de Apoio ao Empreendedorismo Sustentável - 15h
  • Bioética- Bioeconomia e Amazônia - 15h
  • Paineis de Experiências Sustentáveis na Amazônia (Classe Aberta) e II Painel de Experiências Sustentáveis na Amazônia (Classe Aberta) - 15h
Módulo 4 - 60h

APOSTOLADO SOCIOAMBIENTAL

  • Documento de Santarém: IV Encontro da Pastoral da Amazônia, 1972. O Documento de Manaus (25 anos de Santarém): A Igreja se faz carne a arma sua tenda na Amazônia, 1997 - 15h
  • Encíclica Laudato Si’ e Exortação Apostólica querida Amazônia - 15h
  • Pacto Educativo Global e Economia de Francisco e Clara para a Amazônia - 15h
  • Ecologia Integral e Justiça Socioambiental - 15h
Módulo 5 - 60h

TEORIA E PRÁTICA PARA FORMULAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS

  • Oficina de Formulação de Projetos Socioambientais - 30h
  • Gestão de Projetos Socioambientais e Mensuração de Impactos - 15h
  • Estratégias de Visibilidade: Endomarketing, Redes Sociais e Plataformas Virtuais - 15h
Módulo 6 - 60h

LIDERANÇAS SOCIOAMBIENTAIS

  • Teoria da Liderança e os Desafios da Liderança Socioambiental - 15h
  • Teoria dos Grupos: Conduzindo Equipes para um Sustentabilidade - 15h
  • Processos Amazônicos de Liderança e Organização Social: Legislações, Práticas Comunitárias e Protocolos de Consulta Prévia - 15h
  • III Painel (Classe pública): Diálogo com Líderes Amazônicos - 15h
8 Meses

Início da Próxima Turma: 10/08/2022
Dias das aulas: 4ª (das 19h às 22h) e sábados (das 08h às 17h)

Investimento

24x de R$ 590,00

Bolsa de 20% (24x de R$472,00) para Ex-alunos UNICAP e Funcionários de Empresas Conveniadas

* CONSULTA BOLSAS ESPECIAIS PARA GRUPOS
Além de adicionar qualidade ao seu currículo, o curso MBA Gestão de Projetos Socioambientais na Amazônia oferece toda a experiência de mercado do seu corpo docente.
Coordenação Acadêmica
Luiz Felipe Barboza Lacerda

Psicólogo pós-graduado em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-brasileira de Transpessoal, mestre e doutor em Ciências Sociais pela UNISINOS, com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra (Port). Docente da Universidade Católica de Pernambuco e coordenador da Cátedra Laudato Si de Ecologia Integral e Justiça Socioambiental (UNICAP). Pesquisador Colaborador do Grupo de Pesquisa: Educação e Diversidade Amazônica (GPEDA), pesquisador do grupo de pesquisa Transdisciplinaridade, Ecologia Integral e Justiça Socioambiental (UNISINOS) e Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida - OLMA. Gestor do Grupo de Trabalho em Ecologia Integral da Rede de Centros Sociais da América Latina e Caribe, integrante do Eixo Justiça Socioambiental e Bem Viver da Rede Eclesial Pan- amazônica (REPAM Brasil) e animador Laudato Si pelo Movimento Católico Global pelo Clima.

Continuar lendo
Adelson Araújo

Nascido em Manaus, AM, é formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Filosofia e Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Possui mestrado e doutorado em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, onde hoje é professor e diretor do Centro São Pedro Fabro, para a formação de formadores à vida sacerdotal e consagrada. Em 2019 foi nomeado pelo Papa Francisco a participar do Sínodo sobre a Amazônia, como perito. Atualmente faz parte da equipe de Espiritualidade do próximo sínodo sobre a Sinodalidade.

Continuar lendo
Aurora de Barros Souza

Advogada, Sócia Fundadora do Aurora Barros Advocacia, Tutora em Cultura de Compliance pelo IPRC Brasil, Auditora Líder ISO Compliance e Antissuborno, Coordenadora da Revista Eletrônica Dialética & Integridade e Coordenadora e Docente do MBA de Compliance e Governança da Catolica Business School. Mestranda em Indústrias Criativas pela UNICAP.

Continuar lendo
Dr. Humberto Herrear Contreras

Doutor em Educação (UCSF, Argentina). Graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia. Especialista em Gestão Ambiental. É professor universitário no Centro Universitário Bagozzi (UNIBAGOZZI). Presta assessoria pedagógico-pastoral no Setor Universidades/CNBB, como professor-consultor. Participa do Grupo de Ética da Amazônia (GEA), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); e do Grupo de Pesquisa Movimento, Sabedoria, Ideias e Comunhão (MOSAICO), da Universidade Federal de Lavras (UFLA). É membro da Rede Internacional de Filosofia Ecológica Integral; da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) e do GT Universidades e Amazônia da Rede Eclesial Amazônica (REPAM).

Continuar lendo
Eduardo Brasileiro

Sociólogo (PPG - Ciências Sociais da PUC Minas), integrante do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) e do Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara da PUC Minas. Facilitador nacional da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC).

Continuar lendo
Henrique dos Santos Pereira

brasileiro, professor titular da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, em Manaus, desde 1985. Agrônomo (UFAM, BR, 1985), Mestre em Ecologia (INPA, BR, 1992) e Doutor em  Ecologia (PSU, EUA, 1999).  Ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - Ibama (2003-2009). Ex-presidente (2017-2019) e atual Secretário Executivo da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - ANPPAS (2019-2023). Membro titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (2021- presente). Assessor de relações internacionais da  UFAM (2022 - presente). Membro e ex-coordenador nacional da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa - REALP. Membro do Painel Científico da Amazônia (SPA/SDSN/UN).

Continuar lendo
Ima Viera

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, Mestrado em Genética pela USP e Doutorado em Ecologia pela University of Stirling, Escócia. È pesquisadora titular do Museu Paraense Emilio Goeldi-MPEG, do qual foi diretora na gestão 2005-2009. É docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ciências Ambientais-UFPA e em Biologia Vegetal-UFRA. É membro do Conselho da SBPC, do Conselho de Cidadada da Prefeitura de Belém e do Conselho Executivo do Forum de Mudanças Climáticas doestado do Pará. Atuou como perita no Sínodo para a Amazônia e atua como assessora da REPAM-BR. Suas pesquisas abrangem ecologia e restauração florestal, dinâmica do uso da terra e gestão dos recursos naturais. Atua ainda na interface ciência-política pública.

Continuar lendo
Johny Giffoni

Defensor Público do Estado do Pará (DPPA). : Defensor Público do Estado do Pará. Doutorando em Direitos Humanos pelo PPGD-UFPA, Linha de Pesquisa: Direitos Socioambientais. Mestre em Direitos Humanos pelo PPGD-UFPA, Linha de Pesquisa: Direitos Socioambientais. Pesquisador Colaborador do Observatório de Protocolos Comunitários de Consulta e Consentimento Livre, Prévio e Informado: direitos territoriais, autodeterminação e jusdiversidade. Pesquisador da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia – CIDHA/UFPA/ICJ. Vencedor do 14º Prêmio Innovare – Categoria Defensoria Pública (2017). Assessor voluntário do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA, da Cáritas Brasileira Regional Norte II, do Centro Alternativo de Cultura Padre Freddy – CAC e da Conferência Nacional dos Bispos Regional Norte II – CNBB/N2. Autor de diversos textos e pesquisas sobre Amazônia, Direito da Natureza, Povos e Comunidades Tradicionais, em específico sobre o direito fundamental dos povos tradicionais a Consulta e Consentimento Prévio, Livre e Informado – CCPLI.

Continuar lendo
Julia Corrêa Côrtes

Doutora e Mestre em Demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH/UNICAMP). Engenheira Agrônoma formada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atualmente Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Urbanização e Mudança no Uso e Cobertura da Terra da Faculdades de Ciências Aplicadas (FCA/UNICAMP). Atua na região da Amazônia brasileira há mais de dez anos, interessada nas relações complexas entre dinâmica populacional e mudança ambiental.

Continuar lendo
Juscelio Pantoja

Graduado em Ciências da Religião (Universidade do Estado do Pará) e em Pedagogia (Faculdade Integrada de Araguatins), especialista em Relações Étnico Raciais para o Ensino Fundamental (Universidade Federal do Pará) e em Antropologia (Faculdade UniBF). Mestre em Ciências da Religião (Universidade do Estado do Pará). Pesquisa as temáticas Cultura amazônica; Catolicismo Popular, Religiosidade Popular, Afrorreligiosidade e Afro-catolicismo. Presta assessoria sobre Cultura amazônica; Espiritualidade amazônica e Antropologia da Amazônia.

Continuar lendo
Justino Sarmento Rezende

Do povo Ʉtãpinopona (Tuyuka), do município de São Gabriel da Cachoeira – Amazonas/Brasil. Formação acadêmica: Licenciatura plena em Filosofia (UCB/DF), Bacharelado em Teologia (FTNSA/SP), Mestrado em Educação (UCDB/MS) e Doutorado em Antropologia Social (PPGAS/UFAM). Membro do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI/UFAM). Participa da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – FOIRN/São Gabriel da Cachoeira/AM. É membro da Congregação Salesiana e atua na Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia. Foi assessor e perito no Sínodo da Amazônia no período de 2018-2019.

Continuar lendo
Márcia Oliveira

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia ( PPGSCA/UFAM); Pós-Doutorado em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR); Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA / UFAM), Mestre em Gênero, Identidade e Cidadania (Universidad de Huelva - Espanha); Cientista Social, Licenciada em Sociologia (UFAM);Professora do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Roraima (UFRR); coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR). Atou na Formação de Professores (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFAM - 2009-2014); foi professora do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM - 2006-2008); Coordenou o Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR - 2015-2017); Coordenou o Curso de Especialização em Ética e Política (Latu Sensu - Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP/SARES 2006-2010); coordenou o Departamento de Educação Popular do Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social (SARES - 2004-2010). É pesquisadora do Grupo de Estudo Interdisciplinar sobre Fronteiras: Processos Sociais e Simbólicos (GEIFRON/UFRR);Pesquisadora do Grupo de Estudos Migratórios da Amazônia (GEMA/UFAM); pesquisadora do Observatório das Migrações em Rondônia (OBMIRON/UNIR). É membro do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia) e do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG - Amazônia Legal/CAPES). Assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM/CNBB, da Cáritas Brasileira, do  Centro Nacional de Fé e Política - CEFEP e do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM).

Continuar lendo
Márcio Waked de Moraes Rêgo

Doutorando em Ciências da Linguagem pela UNICAP. Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela UPE. MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela UNICAP/FGV. Foi Executivo de Relacionamentos da Unisys, Gerente de Desenvolvimento de Negócios do CESAR, Fundador e Sócio Diretor da GISANET – Gestão Integrada de Saúde e da Rede Ciclo de Clínicas. Diretor de Informática do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Atualmente é Pró-Reitor Administrativo da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, Sócio Fundador da Bio Fair Trade – Negócio de Impacto Social de Comércio Justo. Docente e Coordenador de MBA na Católica Business School. Membro do Conselho do Programa Academia do Instituto de Cidadania Empresarial de São Paulo, Consultor do SEBRAE.

Continuar lendo
Mariza Rios

Doutora em Direito pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Mestra em Direito pela Universidade Nacional de Brasília. Professora de Direitos Humanos e Políticas Públicas na Escola Superior Dom Helder Câmara. Professora do Mestrado e Doutorado (PPGD) em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara. Advogada. Pesquisadora no campo dos Direitos da Natureza e dos Direitos Humanos e da Jurisdição e Adoção de Políticas Públicas de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável. Associada ao grupo “Global Law comparative group: Economics, Biocentrism innovation and Governance in the Anthropocene World” e membro do grupo de pesquisa “PPGCS – UNISINOS: Transdisciplinaridade, Ecologia Integral e Justiça Socioambiental”.

Continuar lendo
Maurício Xavier

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela UFPE e FJN, professor em diversas disciplinas na áreas de Gestão Estratégica. Diretor da M.X Strategy Education, com sede no Brasil e filial em Portugal, empresa de consultoria e Treinamento com quase duas décadas no mercado.
Diretor da Católica Business School.
Possui diversos MBAs e Cursos de Extensão em Escolas de Negócios do Brasil e no mundo na áreas de estratégia, negócios, marketing e pessoas.

Continuar lendo
Rosário Pompéia

Com 20 anos em experiência em projetos digitais, Rosário é sócia da Le Fil, empresa pioneira em digital, onde já atuou em projetos nacionais e regionais de transformação digital. Mestre em Economia da Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco, assume também, hoje, a coordenação do MBA de Digital Strategy da Universidade Católica de Pernambuco.

Continuar lendo
Sebastião Antônio Ferrarini

Natural de Campina Grande do Sul, Paraná. Cursou Ciências Sociais na PUC/SP e Mestrado em História na mesma instituição. Professor, pesquisador e educador em vários estados do Brasil, principalmente na Amazônia Ocidental: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Puerto Maldonado/Peru e Amazônia boliviana. Dedica-se especialmente à história da Amazônia e Ecologia. É autor de 30 livros, entre eles: Transertanismo. O sofrimento e a miséria do nordestino na Amazônia, Petrópolis, Vozes; A Imprensa e o Arcebispo Vermelho, São Paulo, Paulinas; Quelônios, animais em extinção, Belém, CNPq; Encontro de civilizações. O Alto Solimões e as origens de Tabatinga, Manaus, Valer; Utopias latino-americanas, Cochabamba, Verbo Divino; Los clamores de la Amazonía Boliviana, Cochabamba, Kipus; Amazônia - Berço acolhedor de tanta vida (no prelo) São Paulo, Loyola. É membro da União Brasileira de Escritores, AM; do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná; do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria.

Continuar lendo
Susana Simões Leal

Mestra em Learning for Sustainability pela Plymouth University(UK), especialista em Marketing pela UPE e graduada em Comunicação Visual e Design pela UFPE. É pesquisadora e design em educação para sustentabilidade, empreendedora social, co-coordenadora do MBA LIS na Católica Business School, co-fundadora e associada à Rede L.I.V.R.E Academy.

Continuar lendo
Clique aqui e
Comece sua inscrição