MBA Cultura Visual: Fotografia & Arte Latino-Americana

15 Disciplinas
em 16 Meses

O maior diferencial do MBA Cultura Visual: Fotografia & Arte Latino-Americana é a possibilidade de cursar os módulos
de maneira independente. Assim você ganha flexibilidade para concluir o curso dentro das suas prioridades.

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais à criação de projetos artísticos e culturais multidisciplinares, multimidiáticos e multilinguagens com uso da Fotografia, incentivando a pesquisa, a reflexão crítica e a prática artística-cultural, com ênfase na América-Latina.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

• Oferecer ao aluno um conjunto de ferramentas teóricas que o qualifique para atuar de maneira crítica nos circuitos artísticos-culturais latino-americanos.

• Desenvolver um conjunto de ferramentas práticas que o qualifique para atuar na criação poética nos circuitos artísticos-culturais latino-americanos.

• Proporcionar conhecimentos sobre produção cultural e circuitos artísticos-culturais latino-americanos.

Conheça as 15 Disciplinas do curso

MBA Cultura Visual: Fotografia & Arte Latino-Americana

Início da Próxima Turma: 29/08/2022
Aulas: 2ª e 4ª feira - das 19h às 22h

Disciplina 1

Cultura visual - 15h

    Disciplina 2

    Imagem experimental - 30h

      Disciplina 3

      Poéticas do corpo – 30h

        Disciplina 4

        Imagem & palavra – 15h

          Disciplina 5

          Poéticas do ambiente – 30h

            Disciplina 6

            Poéticas da memória - 30h

              Disciplina 7

              Publicações impressas- 15h

                Disciplina 8

                Fotografia documental -30h

                  Disciplina 9

                  Crítica & curadoria – 15h

                    Disciplina 10

                    Fotografia & vídeo -30h

                      Disciplina 11

                      Narrativas Transmídias 1 – 15h

                        Disciplina 12

                        Narrativas Transmídias 2 – 30h

                          Disciplina 13

                          O fazer artístico – 30h

                            Disciplina 14

                            Materializando ideias – 30h

                              Disciplina 15

                              Seminário – 15h

                                16 Meses

                                Início da Próxima Turma: 29/08/2022
                                Aulas: 2ª e 4ª feira - das 19h às 22h

                                Investimento

                                18x de R$ 540,00

                                Bolsa de 20% (18x de R$432,00) para Ex-alunos UNICAP e Funcionários de Empresas Conveniadas

                                * CONSULTA BOLSAS ESPECIAIS PARA GRUPOS
                                Além de adicionar qualidade ao seu currículo, o curso MBA Cultura Visual: Fotografia & Arte Latino-Americana oferece toda a experiência de mercado do seu corpo docente.
                                Coordenação Acadêmica
                                Renata Victor

                                Graduada, pós-graduada em Design, pela UFPE e mestre em História pela UNICAP. Desde 1983 possui experiência profissional na área da Fotografia. Trabalhou no Jornal do Commércio/PE, durante 10 anos - começou como repórter fotográfico, foi subeditora e depois assumiu a editoria de Fotografia. Leciona na Universidade Católica de Pernambuco desde 1992, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, Eventos, Arquitetura e Fotografia. É, atualmente, a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia, desde a sua criação e também coordena a Especialização As Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual e o MBA Cultura Visual, todos da Universidade Católica de Pernambuco. Coordena o curso de extensão Ganhando Asas Através da Comunicação e da Arte. Participou de várias exposições, tal como Pernambuco Mix, da qual foi curadora em Recife e São Paulo. Fez a curadoria de diversas exposições, destacando-se a dos franceses Marc Riboud e Brassaï, na etapa Recife, promovida pela Aliança Francesa. Como professora orientadora, ganhou aproximadamente 60 prêmios nos Sets Universitários e EXPOCOM. É idealizadora da série de documentários Fotógrafos Pernambucanos e do festival Fotovídeo. Coordena a Revista Unicaphoto (ISSN 23578793). Tem vasta experiência nas áreas de Fotografia, Arte e Design, com ênfase em fotojornalismo, fotopublicitária, curadoria fotográfica, memória fotográfica, fotografia para educação, artefatos educacionais e projeto editorial.

                                Continuar lendo
                                Daniela Fonseca Moura

                                É fotógrafa e pesquisadora baiana. Graduada no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades na Universidade Federal da Bahia (2017) e Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2020). Dedica-se a investigar possibilidades de edição, circulação e agência política das imagens, em acervos, publicações impressas, espaços expositivos e plataformas digitais. Media e produz conversas e projetos sobre fotografia, crítica da imagem e narrativas visuais. Atuou como pesquisadora na Base de Dados de Livros de Fotografia. É curadora e mediadora do ciclo de conversas do festival Imaginária, dedicado aos fotolivros e professora convidada na Pós-graduação de Fotografia da Faculdade Belas Artes. Vive e trabalha entre Salvador e São Paulo.

                                Continuar lendo
                                Danilo Galvão

                                Pernambucano, nascido no ano de 1989. Integra o corpo docente do MBA em Cultura Visual: Fotografia & Arte Latino-Americana na Católica Business School, é mestre em Práticas Artísticas em Artes Visuais pela Universidade de Évora-PT desde 2020, pós-graduado em Jornalismo Online e graduado em Fotografia pela Universidade Católica de Pernambuco no ano de 2012. Com formação livre em cinematografia na Escola Inspiratórium de Cinema e formação técnica em multimídia. Trabalha como artista visual com foco em linguagens híbridas, com especial produção em fotografia, vídeo, performance e instalações desde 2012. Desde 2017, participa do laboratório de criação Mira-Latina junto a outros fotógrafos latino-americanos e participou no programa Confluências do SESC Brasil, entre 2018/2019. Em 2020, foi artista residente no programa Grão na Asa, em Portugal​​​​, co-fundando o Coletivo Saúva. Atualmente, em suas práticas autônomas, trabalha com fotografia de cena e artística e na criação de vídeos.

                                Continuar lendo
                                Fernanda Grigolin

                                Artista transdisciplinar. Cria, edita, pesquisa e traduz. É mestra e doutora em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas. Fez parte do doutorado na Unam-México. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Contemporânea e cultura visual. Recebeu os prêmios: Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2012), Proac Livro de Artista (2014), Proac Publicações (2015) e Proac Artes Visuais (2016). Foi indicada ao Prêmio Pipa em 2020.

                                Continuar lendo
                                Ludimilla Carvalho

                                É produtora, pesquisadora e professora, atua em projetos institucionais e independentes para televisão, cinema e artes visuais. Doutora, mestre e graduada em Comunicação pela UFPE, com passagem pela Faculdade de Belas Artes-Universidade do Porto (bolsista CAPES doutorado-sanduíche). Especialista em Fotografia e Imagem (SORECH/PE).

                                Continuar lendo
                                Maíra Gamarra

                                É fotógrafa, curadora, editora, produtora cultural e pesquisadora independente. Bacharel em comunicação social/fotografia e mestra em Estudos LatinoAmericanos. Criadora e curadora do Mira Latina Lab., e da Residência Mira Latina, dedicado à fotografia latino-americana desde um viés contracolonizador, onde desenvolve intercâmbios, mentorias e acompanhamento de projetos. Cocriadora do coletivo 7Fotografia e do festival Mesa7. É ainda pesquisadora convidada no projeto Redlafoto, do Centro de Fotografia de Montevidéu.

                                Continuar lendo
                                Marina Feldhues

                                Mestra em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente cursa o doutorado na mesma instituição, onde investiga os usos da fotografia e documentos de arquivo em obras artísticas que tensionam as relações entre tempo, memória e imaginário, a partir de uma abordagem descolonizadora do conhecimento. Atua ainda como artista transdisciplinar, poeta e publicadora. Participou de exposições no Brasil e exterior.

                                Continuar lendo
                                Olga Wanderley

                                Fotógrafa, pesquisadora e educadora. Doutoranda e mestra em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde atualmente investiga a produção de visualidades sobre o feminino, a partir da criação artística de mulheres que atuam no cruzamento entre performance e imagens técnicas. Possui experiência em produção cultural, com ênfase nas áreas de artes visuais e fotografia.

                                Continuar lendo
                                Pedro Pinheiro Neves

                                É doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduou-se em Jornalismo pela UFPE. É pesquisador, professor e tradutor. Já trabalhou como repórter na Folha de Pernambuco e, no campo das artes visuais, já atuou em galerias e como mediador cultural na Fundação Joaquim Nabuco. É coautor do livro “Inúteis, frívolos e distantes: à procura dos dândis” (Editora Mauad X, 2019), obra acadêmica que investiga o dandismo no cinema brasileiro contemporâneo. Atuou em alguns filmes do coletivo pernambucano Surto & Deslumbramento, inclusive no longa-metragem “A Seita” (2015). Seus interesses de pesquisa incluem moda, fotografia, artes visuais, estética, cinema e cultura de massa.

                                Continuar lendo
                                Rodrigo Lessa

                                Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, e Bacharel em Jornalismo pela UFBA. Consultor Transmídia para projetos de séries e filmes junto à FM Produções e Griot Filmes. Professor de narrativa transmídia, audiovisual, marketing, criação alternativa e semiótica na Estação do Drama (UFBA), no Narrativas – Programa de Formação Audiovisual da Bahia e no Centro Universitário UniRuy. Integrante do grupo de pesquisa A-tevê (UFBA). Foi professor e pesquisador visitante na University of Hertfordshire (Reino Unido).

                                Continuar lendo
                                Clique aqui e
                                Comece sua inscrição